O marketing tem que estar presente em qualquer empresa “não importa o tamanho do seu negócio”.
Com um bom planejamento em comunicação, você irá atingir mais pessoas e por consequência, irá conquistar mais clientes, independente do momento em que sua empresa esteja.
Existem várias maneiras de construir um bom planejamento de marketing digital, mas existem alguns aspectos importantes que devem ser levados em consideração:
- Analise bem o mercado e conheça o segmento em que você está inserido;
- Entenda quem são seus concorrentes, e como eles atuam;
- Saiba quanta verba você poderá investir em suas ações;
- Registre todas as suas atividades, para que no decorrer da sua jornada você consiga analisar o que funcionou, e o que pode ser melhorado.
Além disso, é importante realizar algumas definições do seu negócio:
Público alvo
Todo produto, seja ele físico ou abstrato, tem um público-alvo a ser correspondido.
Público-alvo são as pessoas que você identifica como consumidores do seu produto. São esses indivíduos que você deverá atrair para o seu site.
Um erro muito comum na hora de decidir o público alvo é ter a falsa impressão de que, quanto mais pessoas você atingir, melhor. Porém, nesse caso, isso não é uma verdade absoluta.
Mas calma, eu vou te explicar o porquê.
Imagine esses dois cenários:
No primeiro caso, você recebe 1000 visitantes em sua página, porém apenas 200 pessoas realmente se interessaram por sua oferta. Sendo assim, somente 20% dos internautas se tornaram potenciais clientes.
Agora, digamos que seu site atraia 800 pessoas, e 400 desses visitantes se mostrem interessados no seu produto. Neste segundo cenário, o número de possíveis clientes é de 50%.
Mesmo com menos visitas, o segundo cenário se mostrou bem mais próximo do ideal. Por esse motivo, antes de começar a divulgar o seu produto, faça um estudo de qual é o seu público-alvo, para que suas publicações atinjam o público certo.
KPIs
Em seu planejamento de marketing, você vai precisar analisar suas ações para ver se está ou não atingindo os resultados esperados. E uma forma de analisar o seu projeto é por via das métricas e/ou relatórios.
Para fazer essa investigação você pode utilizar os KPIs, ou em português, indicadores chave de performance.
Nele você observa os principais valores quantitativos e qualitativos que medem os processos internos da empresa. Eles auxiliam na busca para atingir seu objetivo, seja de vendas ou de valorização da marca.
O maior benefício de estabelecer KPIs é a possibilidade de mensurar os resultados da campanha. Além disso, com todas as informações adquiridas, é possível aprimorar a estratégia de marketing como um todo.
Com essas informações você já está pronto para esboçar um plano de marketing. Porém, se ainda restou alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe, pois teremos o maior prazer em te ajudar.
Estabeleça um Objetivo de marketing
Estabelecer um objetivo de marketing e de comunicação é essencial para ter sucesso em suas campanhas. Veja alguns exemplos:
- Expandir a exposição da marca
- Alavancar o número de vendas
- Aumentar o tráfego em seu site
- Fidelizar o cliente
Com isso, além de traçar uma estratégia para atingir esse objetivo, você pode usar os KPIs para mensurar o resultado em relação a meta. Se a ideia era aumentar o número de vendas em 15%, o KPIs para isso seriam o número de checkouts no site, ou de transações.
Se queria fidelizar o cliente e criou uma campanha de conteúdo por e-mail marketing, quantas pessoas abriram os e-mails? Clicaram nos botões de CTA (call to action)? Qual e-mail teve melhor desempenho?
Com base nessas informações que é possível dar o próximo passo, se a estratégia deu certo, devemos reproduzir novamente. Se deu errado, precisamos identificar o erro, ajustar e analisar novamente. Sempre em busca da melhor estratégia.
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Não fique com dúvidas sobre o tema! Fale com nossa equipe e descubra qual a melhor estratégia para alavancar sua empresa.