Você que usa o Telegram, seja para trabalho ou para conversar com amigos já percebeu o problema, o aplicativo foi bloqueado no Brasil. Isso ocorreu pela falta de cooperação da empresa com a justiça brasileira. Eles deviam ter entregado alguns dados de possíveis participantes dos recentes ataques em escolas, porém, até o presente momento nada chegou à polícia federal.

Isso significa que ficou impossível acessar o aplicativo e enviar mensagens, o que prejudicou a rotina de várias empresas que utilizam a ferramenta como instrumento de negócios.
Caso você precise urgentemente da plataforma existem algumas alternativas que podem suprir essa ausência.
Aplicativos como WhatsApp, Signal e Viber, por exemplo, são alternativas confiáveis que podem atender às suas necessidades de comunicação.
O WhatsApp, em particular, é uma opção popular que oferece recursos semelhantes ao Telegram, como a capacidade de enviar mensagens de texto, áudio e vídeo. Além disso, o WhatsApp é o aplicativo mais utilizado do Brasil, o que pode tornar a transição para o aplicativo mais fácil e conveniente.
Porém, se você quer evitar possíveis perdas de contatos no futuro, uma forma bastante eficaz é a criação de formulários onde os seus clientes podem registrar todos os dados pessoais. A partir desses dados você poderá conhecê-los melhor, e ainda terá diferentes formas de entrar em contato.
Por fim, o último conselho é “diversifique suas redes sociais”. Atualmente, os usuários utilizam diversos tipos de redes sociais, com os mais diferentes intuitos, como por exemplo: o Tiktok para ver vídeos curtos, o Twitter para ver notícias instantâneas, e o LinkedIn para postagens profissionais. Por isso é tão importante que sua empresa esteja presente no maior número de redes possíveis, porém mantendo, tanto as características do seu negócio, como respeitando os recursos de cada canal.